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DMHC News | REFORMA EDUCACIONAL NO BRASIL: UMA DESCONSTRUÇÃO SISTEMÁTICA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA

Por João Oliveira [REDAÇÃO], Colaborador do Jornal DM News | siga nas redes sociais



A educação básica no Brasil enfrenta uma grave crise, marcada por uma série de reformas que desqualificam e privatizam o ensino público, prejudicando milhões de estudantes e comprometendo o futuro do país.



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Corpo do Texto: Desde 2017, com a implementação das Bases Nacionais Comuns Curriculares (BNCC) e do Novo Ensino Médio, a educação básica pública no Brasil vem sofrendo um desmonte sistemático. Essas reformas visam desqualificar e privatizar o sistema educacional estatal, responsável por mais de 84,2% das matrículas no país. A deterioração da educação pública é evidente, com indicadores de qualidade em constante declínio e uma campanha persistente de deslegitimação promovida por atores privados e meios de comunicação.



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A pesquisadora Thais Rodrigues Marin, da Faculdade de Educação da Unicamp, analisou 1.197 artigos de opinião e 145 editoriais publicados pela Folha de São Paulo entre 2005 e 2020. Sua pesquisa revelou uma postura reiterada de desqualificação do sistema público de ensino, utilizando termos pejorativos como "tragédia" e "fracasso" para descrever a educação pública e seus profissionais. Seis narrativas principais foram identificadas, incluindo a necessidade de reformar a educação pública devido à sua suposta má qualidade e a defesa de que o problema não é a falta de recursos, mas sim a má gestão estatal.

As reformas educacionais têm sido justificadas por um discurso neoliberal que busca sucatear o ensino público, reduzir investimentos e precarizar a carreira docente. A PNAD de Educação de 2023 revelou que o Brasil ainda tem 9,3 milhões de analfabetos e que a evasão escolar é alta, com 5,4% dos alunos abandonando a escola no último ano.


Fechamento: A privatização e a financeirização da educação ameaçam destruir o sistema público de ensino, transformando a educação em um produto mercantil. É crucial que a sociedade tome consciência dessa realidade e reaja para preservar o direito à educação pública de qualidade, que é essencial para o desenvolvimento social e econômico do país.



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