Maior negociação aeroportuária em andamento no mundo envolve ativos no Brasil e no exterior; operação ainda depende de aval regulatório.
Por REDAÇÃO do Jornal DM News | Siga
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A companhia
mexicana Aeroportuario del Sureste (Asur) — controladora do Aeroporto
Internacional de Cancún — anunciou nesta terça-feira (18) a compra do portfólio
aeroportuário da Motiva (antiga CCR Aeroportos) por R$ 5 bilhões. O acordo
inclui a transferência integral das operações de 17 aeroportos no Brasil, entre
eles o Aeroporto Internacional de Confins, na Região Metropolitana de Belo
Horizonte, e terminais como Curitiba, Foz do Iguaçu, Goiânia, Pampulha e São
Luís.
A transação
contempla ainda ativos internacionais administrados pela Motiva, localizados em
Quito (Equador), San José (Costa Rica) e Curaçao, consolidando a entrada
definitiva do grupo mexicano no mercado aeroportuário brasileiro. A Asur também
assumirá uma dívida estimada em R$ 6,5 bilhões.
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Estratégia da Motiva e impacto no setor
A venda
confirma o movimento estratégico já antecipado pela Motiva desde o início de
novembro, quando a empresa declarou que deixaria o setor aeroportuário para
focar investimentos em concessões rodoviárias e de trilhos, buscando
simplificação do portfólio e maior rentabilidade.
A operação,
considerada pelo governo federal como a maior negociação aeroportuária em
andamento no mundo, será submetida à análise da Agência Nacional de Aviação
Civil (ANAC) e de autoridades regulatórias internacionais. Somente após a
aprovação dos órgãos de controle a transferência de gestão será efetivada.
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Reforço na integração Brasil–México
Para o
ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a chegada da Asur ao país
representa um sinal de confiança na expansão do setor aéreo brasileiro e pode
fortalecer a conectividade direta entre Brasil e México.
A Asur
movimentou 71 milhões de passageiros em 2024, operando aeroportos no México,
Porto Rico e Colômbia. Já a Motiva administra terminais que somam cerca de 45
milhões de passageiros por ano.
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Confins: infraestrutura de hub e relevância regional
O Aeroporto
Internacional de Confins, também chamado de Aeroporto Tancredo Neves, permanece
como o principal hub aéreo de Minas Gerais. Localizado a cerca de 40 km de Belo
Horizonte, o terminal opera 24 horas e conta com dois terminais de passageiros,
área de aviação geral e executiva, pista de 3.600 metros — capaz de receber
aeronaves como Airbus A380 e Boeing 747 — além de carga automatizada, salas
VIP, duty-free, Wi-Fi gratuito e ampla oferta gastronômica e comercial.
Confins é
hoje hub da Azul Linhas Aéreas e foco da Gol, recebendo também operações da LATAM,
Copa Airlines, TAP Portugal e SKY Airline. O aeroporto conecta o estado a
destinos nacionais e internacionais, com destaque para Estados Unidos, Caribe,
Europa e América do Sul.
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A
expectativa é que o processo regulatório seja concluído em 2026, sem impactos
operacionais para passageiros. A BH Airport — formada pela Motiva, Flughafen
Zürich AG e Infraero — continuará à frente das operações até a efetivação da
transferência.
Com a
compra, a Asur passa a deter um dos portfólios aeroportuários mais relevantes
do país, ampliando sua presença global e reforçando a competitividade no
mercado de aviação comercial.
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