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Comércio e
serviços lideram MEIs e empresários individuais e consolidam protagonismo local
Uberaba
conta hoje com 54.385 estabelecimentos ativos, segundo dados da Junta Comercial
de Minas Gerais (Jucemg). O perfil majoritário é de pequenos negócios: 36.497
registros (67%) são de empresários individuais e, entre esses, 28.641 (52,6%)
correspondem a Microempreendedores Individuais (MEIs). O cenário local confirma
a tendência nacional apontada pelo 2º Atlas dos Pequenos Negócios,
divulgado pelo Sebrae, que reforça a centralidade desse segmento na economia
brasileira.
Assim como
no restante do país, comércio e serviços lideram a economia uberabense. Entre
os MEIs, o comércio soma 13.789 registros (48,1%), seguido por transporte e
correios (7.471 – 26%), alimentação e alojamento (5.700 – 19,9%), construção
(5.218 – 18,2%), indústria de transformação (4.777 – 16,7%) e atividades
técnicas e científicas (3.481 – 12,1%). Já entre os empresários individuais não
enquadrados como MEI, a predominância também é do comércio, com 19.873
estabelecimentos ativos.
O
crescimento acompanha a formalização nacional: de 2017 a 2022, cerca de 1
milhão de empreendedores informais se regularizaram, número que chegou a 1,4
milhão em 2024. Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, esse processo é vital
para o desenvolvimento. “Garante a sobrevivência das famílias e gera
oportunidades para toda a sociedade”, afirmou.
O Atlas
também aponta características que ajudam a compreender o perfil local. No
Brasil, 86% dos donos de pequenos negócios atuam sozinhos e apenas 10% empregam
de 1 a 5 trabalhadores. Em Uberaba, essa realidade se reflete em negócios
familiares e individuais, que asseguram renda direta para milhares de famílias.
Outro dado relevante é a escolaridade: 24% dos empreendedores brasileiros têm
nível superior e 40% concluíram o ensino médio, índice que explica a maior
presença de atividades técnicas entre os MEIs uberabenses.
Outro
aspecto de impacto é a diversidade. No país, 53% dos empreendedores se
autodeclaram negros, um dado que reforça o papel social dos pequenos negócios
na inclusão produtiva. Esse perfil é igualmente perceptível em Uberaba, onde
comunidades historicamente excluídas encontram no empreendedorismo um caminho
de autonomia e oportunidades.
Com mais de
54 mil estabelecimentos ativos em 2025, Uberaba confirma que sua economia é
movida, sobretudo, pela força dos pequenos negócios. Em sintonia com a
realidade nacional, eles garantem renda, geram empregos e ampliam a inclusão
social, consolidando-se como motores estratégicos para o desenvolvimento local.





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